POLÍTICA E ANTROPOSOFIA NÃO SE MISTURAM?

Rudolf Steiner  – GA 177

“Eu realmente tenho que levar em conta as questões atuais, pois a antroposofia não existe para a auto-indulgência em níveis elevados, mas para fazer exatamente as observações que nos levam verdadeiramente ao presente, aos intentos e propósitos do presente Tempo.”

Rudolf Steiner – GA 177

Algo que encontramos repetidas vezes é que se você falar sobre áreas temáticas especiais para pessoas que são sinceramente devotadas à antroposofia, elas acharão o assunto um tanto tedioso. O pedido é sempre para falar sobre questões centrais – alma, imortalidade, Deus e assim por diante. Isso irá, é claro, satisfazer suas necessidades religiosas egoístas imediatas, mas não deixa oportunidade de dar-lhes o que é mais necessário para o futuro próximo, ou seja, que as pessoas se tornem uma parte real desta vida real. É por isso que devemos estar atentos quando alguém procura fazer uma conexão real entre os impulsos de olhar as coisas com base na ciência espiritual e nas áreas especializadas.

A questão é que nossos amigos não irão, espero, considerar investigações especiais desse tipo como algo fora de sua esfera, mas antes dar-lhes sua atenção, pois no tempo que está por vir, a própria vida terá que ser o assunto para consideração antroposófica. […] É importante trabalhar o caminho até o que realmente importa para o futuro do ponto de vista da ciência espiritual – para preencher a lacuna entre a vida que se apresenta ao sentidos e na qual estabelecemos nossas condições sociais, e a vida que flui do mundo espiritual e deixa o Espírito pulsar em nossas formas de existência. […]

[…] Você descobrirá que as questões políticas atuais também podem ser consideradas de um ponto de vista diferente daquele do jornalismo cotidiano.

Depois de ler o artigo do Dr. Boos, que examina seriamente as políticas nacionais suíças e está verdadeiramente no espírito antroposófico: a consciência da relação entre diferentes formas de cultura, como diferentes formas de arte, por exemplo, e formas políticas, é evidenciada da maneira mais bela neste ensaio.

Eu realmente tenho que levar em conta as questões atuais, pois a antroposofia não existe para a auto-indulgência em níveis elevados, mas para fazer exatamente as observações que nos levam verdadeiramente ao presente, aos intentos e propósitos do presente Tempo.

Você é jogado de um lado para o outro da maneira típica de todos os abstracionistas que não sabem fazer melhor do que chafurdar em algumas noções empobrecidas, sem ter nada a ver com o mundo real.

Um momento de despertar só acontece quando as pessoas começam a se sentir embaraçadas com as políticas que são possíveis hoje.”

Rudolf Steiner – GA 177

APOIE ESTE TRABALHO:

CHAVE PIX – CPF: 026.322.796-07

TITULAR: LEONARDO ANDRÉ FONSECA MAIA

PRÓXIMO EVENTO – em breve!!!